Adopta e salva uma vida
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Actividades do Podengo Português

2 participantes

Ir para baixo

Actividades do Podengo Português Empty Actividades do Podengo Português

Mensagem  tartaruga mimi Ter Out 13, 2009 11:51 pm

O Podengo tem ainda hoje uma aptidão inata para caçar.

Eram habitualmente as classes mais baixas da população que se dedicavam à caça do coelho para subsistência, daí ter-se tornado numa raça muito divulgada e popular.

A sua fisionomia rústica e resistente às privações, está ligada a essa convivência com a vida dura dos seus donos, nos tempos mais remotos.

Esta ligação pode ter-lhe valido alguma subalternização no seio das raças, tendo actualmente já conquistado o seu espaço na canicultura nacional, graças ao empenho de caçadores e criadores. Hoje já é frequente um Podengo alcançar excelentes classificações em exposições nacionais e internacionais.

Podengo Pequeno Pêlo liso

O Podengo Pequeno está definido desde o século XV. Era também utilizado inicialmente na caça aos ratos, controlando as pragas nas casas, celeiros e até nas caravelas, daí a sua expansão pelo mundo.

Tem uma especial aptidão para a caça de bichos bravos debaixo do solo, como texugos, raposa e saca-rabos. Era utilizado para entrar nas tocas e espantar a caça, ou abatê-la directamente, o que lhe valeu um carácter corajoso e desinibido, que ainda hoje mantém. Mas acima de tudo é um destemido coelheiro, não desmerecendo em relação ao Podengo Médio. É também usado em zonas impenetráveis, esgueirando-se por entre vegetação rasteiras e fendas nas rochas. É conhecido como “tira-teimas”, explorando onde os outros cães não conseguem ir.

O Podengo Pequeno é hoje muito utilizado como cão de companhia, com excelente resultado, pois para além do seu carácter obediente e afectivo, mantém uma grande resistência a doenças ou anomalias genéticas. É um cão que exige pouca manutenção. O seu pelo, de uma só camada, apresenta vantagens na altura da muda e a grande variedade de cores do estalão, permite ir ao encontro de diferentes gostos. O tamanho facilmente se adapta a apartamentos, com vantagem em relação às tradicionais raças de companhia.

O Podengo Médio

É o caçador de coelhos por excelência, não tendo par nesta actividade. O seu aspecto físico serve de referência à raça, sendo o Grande a sua extensão.
É um excelente pisteiro, podendo actuar também em matilha. Em grupo ou isolado, o Podengo Médio conjuga um faro e ouvido muito apurados, sendo muito duro fisicamente e apto a suportar altas temperaturas. A aptidão instintiva para a caça dispensa o treino. Na perseguição à caça emite latidos chamados “cantar” ou “maticar”
O seu carácter é mais independente e reservado que o Pequeno, embora seja igualmente utilizado como cão de guarda e companhia. Esta versatilidade está comprovada através do uso de Podengos Portugueses Médios em séries televisivas e filmes americanos como “Zeus e Roxanne”, “Três Desejos”, “O Cume de Dante”, "Soccer Dog" e "Secondhand Lions".

Podengo Grande de Pêlo liso

O Podengo Grande é usado na caça grossa, nomeadamente o javali. Ainda hoje desempenha essa função, embora tenha sofrido forte diminuição de efectivos nos anos setenta devido à política agrícola e florestal do país. Actualmente esta variedade ressurge, embora as duas variedades, de pelo liso e cerdoso, estejam apenas a ser defendidas por dois criadores, que o salvaram da extinção.
Integra matilhas e segue pistas, sendo considerado um excelente cão de corso na caça grossa, por vezes com o sacrifício da própria vida. Actua nas Beiras e Alentejo, adaptando-se perfeitamente ao clima seco e quente do Sul.



Fonte do texto http://clubedopodengoportugues.com/podengo.html


Actividades do Podengo Português P4270074

Fonte de imagem http://terrademontoito.com/PODENGO-PEQUENO-DE-P-LO-LISO-SMALL-SMOOTH-HAIR

Actividades do Podengo Português Podengo

Fonte de Imagem http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&client=firefox-a&channel=s&rls=org.mozilla:pt-PT:official&um=1&q=podengo+m%C3%A9dio&sa=N&start=0&ndsp=20

Actividades do Podengo Português PharaohHoundTrinity

Fonte de Imagem http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&client=firefox-a&channel=s&rls=org.mozilla:pt-PT:official&um=1&q=podengo+grande&sa=N&start=20&ndsp=20
tartaruga mimi
tartaruga mimi
Cão/Gato Admin
Cão/Gato Admin

Mensagens : 5896
AdoptaPontos : 38713
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 49
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Actividades do Podengo Português Empty Re: Actividades do Podengo Português

Mensagem  rhsantos Qua Out 14, 2009 12:08 am

Bom tópico!

Actividades do Podengo Português 810867 Actividades do Podengo Português 810867 Actividades do Podengo Português 810867
rhsantos
rhsantos
Cão/Gato Admin
Cão/Gato Admin

Mensagens : 793
AdoptaPontos : 28287
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 37
Localização : Malveira

Ir para o topo Ir para baixo

Actividades do Podengo Português Empty Re: Actividades do Podengo Português

Mensagem  Convidad Qua Out 14, 2009 1:45 am

Que giro, se não soubesse diria que eram todos cruzados Embarassed

Muito bom, 5*

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Actividades do Podengo Português Empty Re: Actividades do Podengo Português

Mensagem  Convidad Qua Out 14, 2009 1:52 am

Um cão maioritariamente constituido para a caça....
Muito bom tópico Actividades do Podengo Português 704924

PS:
Esta versatilidade está comprovada através do uso de Podengos Portugueses Médios em séries televisivas e filmes americanos como “Zeus e Roxanne”, “Três Desejos”, “O Cume de Dante”, "Soccer Dog" e "Secondhand Lions".
vimos esse filme e adoramos Actividades do Podengo Português 83937 também só podia, tem um cão e um golfinho Razz

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Actividades do Podengo Português Empty Re: Actividades do Podengo Português

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos